quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Por Márcia Costa, para o Blog Action Day

Entre os intervalos de produção de uma indústria de tecelagem em Santos, um trabalhador que ingressou recentemente no mundo das letras brinca com as palavras. Fabricar poemas é a mais nova habilidade do auxiliar de expedição João Carlos Gomes dos Santos, de 46 anos, recém-alfabetizado.

Ele acaba de vencer a fase regional do Concurso de Poesia realizado pelo Sesi e pelo Senai, que trouxe como tema “O planeta pede socorro”. Como prêmio, ganhou três dos cinco livros que possui em casa, uma medalha e muito mais motivação para continuar estudando.

“Saber escrever me fazia falta, sentia muita dificuldade com a ortografia. Desenvolvi a linguagem, minha ortografia melhorou bastante”. Depois de concluir o ensino fundamental, ainda encontra disposição para cursar à noite, após o expediente na fábrica, o telecurso no Sesi (Santos).

Pai de três filhos, João Carlos viu sua vida se transformar com a escrita. “Antes eu era estressado, nervoso. Não conseguia ajudar meus filhos com a lição de casa, e agora posso. Me sinto muito bem. Só lamento por ter perdido tanto tempo”.

Sempre de caneta e papel nas mãos, prepara-se agora para disputar a etapa nacional do concurso de poesias do Sesi Senai.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.