quarta-feira, 19 de novembro de 2008

por Alessandro Atanes

O trabalho de Sandra Machado, na Pinacoteca Benedito Calixto, é prova material de como a expressão artística se alimenta de todos os gêneros e suportes. Cantos da Costa - Poesia em Traje, o título da exposição, é bem indicador disto: "Cantos da Costa" vem direto da literatura, é parte do título do livro de Flávio Viegas Amoreira: Escorbuto - Cantos da Costa. E "poesia em traje", por sua vez, nos põe em movimento entre as letras e os panos e cortes, cuja realização se completa no vestido azul com o verso em prata "chuva no mar é desejo", de Amoreira (é só ver ao lado, nas fotos da Isabela Carrari).

Mas não é só a leitura do autor que influenciou essa nova moradora de Santos. A artista se deixou impregnar pelas letras, pela arquitetura, pelo porto e pelas paisagem do litoral. Serviram de inspiração para outros trajes poemas de Vicente de Carvalho, a Frontaria Azulejada, o mosaico externo do prédio do Banco do Brasil na XV de Novembro, vitrais de Benedito Calixto, a calçada marrom e branca de pedras portuguesas da Ponta da Praia, o porto, a Mata Atlântica. Tudo virou traje.

As fotos de Isabela Carrari mostram locais emblemáticos da cidade como cenário para os vestidos, mas nada de cartão postal: da Frontaria Azulejada, do Edifício Enseada, da Rua do Comércio, da própria Pinacoteca só identificamos detalhes que emolduram roupa e modelo. Numa das salas do 1º andar, a fotógrafa apresenta uma individual de fotos fantasmais.

1 comentários:

  1. Acho foda passar esse lance "Santista" de forma tão bacana como foi passada. Tinha visto sobre esse ensaio na tv, e fiquei feliz em saber que tem gente gente fazendo um trabalho do tipo, utilizando a paisagem urbana daqui como pano de fundo. Do caralho!

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.