sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


Por Marcelo Ariel

1) Fale um pouco sobre a sua formação e a importância da natureza no seu trabalho?
Formação: História e Etnologia kayapó. Sou antes de tudo um ser natural, a força da natureza é a minha força, o que me move e, como tal, está presente em tudo que faço, da natureza é que tiro a inspiração e o movimento de realização.

2) O que a moda significa para você, existem valores éticos na moda?
Vejo a moda simplesmente como veículo de expressão, assim como a pintura corporal e os adornos dos povos tradicionais (ditos primitivos). Não estou apta a julgar a indústria da moda, creio que haja valores éticos em muitos criadores de moda, mas a indústria da moda é uma indústria como outras quaisquer, com interesses e objetivos comerciais, tanto a de moda de massa quanto a de moda de luxo.

3) Como surgiu a idéia da exposição "Cantos da Costa" realizada na Pinacoteca de Santos em 2008?
A exposição "Cantos da Costa", inspirada na cidade de Santos, surgiu de forma espontânea, desde que cheguei aqui. Primeiro me apaixonei pelo centro histórico, com suas rendas de ferro, as estampas dos pisos hidráulicos e de mármore,os painéis de azulejo e os prédios "estampados" de pastilha. Depois veio o mar, com a poesia do poeta-escritor Flávio Viegas Amoreira e de Vicente de Carvalho... Foram inspirações fortes que geraram um trabalho compulsivo e urgente que resultou nas peças que mostrei na Pinacoteca.

4) O que é a Alma, para você?
Alma, para mim, é a essência vital que fica entre o corpo físico e o espírito, o "arquivo" onde armazenamos nossas sensações, sentimentos e valores mais profundos.

5) E a Vida?
Vida; Dádiva suprema e um grande desafio. Às vezes uma manhã ensolarada com luzes filtradas por uma floresta acolhedora e às vezes uma longa noite escura.

6) Para encerrarmos, cite alguns estilistas e pintores que vocã admira e por que?
Estilistas contemporâneos que admiro e considero grandes criadores são os brasileiros Lino Vilaventura e Alexandre Hercovich, os franceses Christian Lacroix, Jean Paul Gautier e os ingleses Alexander McQueen e Vivienne Westwood. Admiro também Paul Poiret. Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Pierre Cardin e Paco Rabane. Por que? Lino Vilaventura e Christian Lacroix tem uma inspiração sem fim, uma "histeria criativa" e a capacidade rara de misturar elementos impensáveis com um resultado sublime e de uma beleza forte, inquietante, aboslutamente pessoais e únicos.
Alexandre Hercovich e Jean Paul Gautier são criadores que eu gostaria de usar o tempo todo, pois traduzem absolutamente um jeito rock and roll refinado, meio guerreiro, meio clássico, meio boêmio-bourdoir...
Alexandrer McQueen mistura de forma única e contemporânea o étnico com o punk-rock numa ousadia competente de modelagem inapreensível.
Vivienne é simplesmente a criadora da moda punk, que consegue aliar com uma alfaiataria absolutamente inpensável, seu falar nos sapatos, que estão entre meus objetos de desejo.
Paul Poiret eu considero como o primeiro criador de Weareable art, que inspirado nas vestimentas dos povos tradicionais da Europa Oriental revolucionou as formas das roupas em seu tempo.
Elsa Schiaparelli foi a primeira estilista a beber diretamente da fonte das artes plásticas para criar peças deslumbrantes inspiradas nos pintores surrealistas,em Dali particularmente.
Yves Saint Laurent foi um mestre que aliou refinamento impecável ao étnico ( africano, especialmente) e criou o primeiro smokin feminino.
Pierre Cardin e Paco Rabane eu adoro pelo caráter futurista de suas criações. Cardin pela forma e Rabane pelos materiais.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.