sábado, 21 de novembro de 2009

Alessandro Atanes

O compositor Gilberto Mendes e o escritor Flávio Viegas Amoreira são os convidados desta terça-feira (24) de mais uma edição do Conversa de Botequim, às 20 horas na pizzaria Piola (Rua Timbiras, 17, Gonzaga, Santos).

Para quem não conhece, Gilberto Mendes é um dos principais compositores brasileiros e criador do Festival Música Nova. Suas aventuras musiciais estão registradas nos livros Uma odisséia musical: dos Mares do Sul à Elegância Pop / Art Déco e Viver sua música: com Stravinsky em meus ouvidos, rumo à Avenida Nevskiy.

Flávio, um dos autores deste blog, é escritor e crítico literário. Colabora para jornais e sites de cultura em todo o Brasil e é comentarista da Rádio Litoral. Um dos maiores agitadores culturais, criou com Gilberto Mendes o Fórum Santos Cultural de resgate das tradições de vanguarda do Litoral Paulista.

Publicou Maralto (poesia, 2002), A Biblioteca Submergida (poesia, 2003), Contogramas (contos, 2004), Escorbuto, Cantos da Costa (poesia, 2005) e Edoardo, o Ele de Nós (romance, 2007), todos pela editora 7Letras, além de Os contornos da serra são adeuses do Oceano ao Cais (poemas reciolhidos, 2008), pelo projeto Dulcinéia Catadora e Sampoema (poesia, 2008), pelo Atêlie Acaia, de São Paulo. Finaliza Vinho: Verso, pelo Atêlie Cláudio Vasquez, obra acompanhada por gravuras do artista plástico Paulo Von Poser. Tem prontos ainda os livros O Vazio refletido na luz do nada, de poesia, e Santiago além de João, um ensaio sobre o cineasta João Moreira Salles.


Além das afinidades artísticas e a paixão comum pelo cinema entre os dois artistas, suas obras também travam um diálogo. A partir da obra do escritor, Mendes compôs Escorbuto e, mais recentemente, Sinfonia de navios andantes, baseado num artigo de Flávio, apresentada ao público neste ano no Festival de Inverno de Campos do Jordão e agora em setembro, em Santos e em São Paulo, no Festival de Música Nova. Abaixo um trecho da peça:

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.