segunda-feira, 1 de março de 2010

Alessandro Atanes

Como singela homenagem ao Chile, após os dois sonetos do poeta Gustavo Ossorio traduzidos por Manoel Herzog, a Revista Pausa apresenta trecho de Un paseo por la literatura, prosa poética de outro chileno, Roberto Bolaño, de seu livro Tres, ainda não publicado no Brasil.


31. Sonhei que a Terra estava acabando. E que o único ser humano que contemplava o final era Franz Kafka. No céu os Titãs lutavam até a morte. De um banco de ferro fundido do parque de Nova York, Kafka via arder o mundo.

31. Soné que la Tierra se acababa. Y que el único ser humano que contemplaba el final era Franz Kafka. En el cielo los Titanes luchaban a muerte. Desde un asiento de hierro forjado del parque de Nueva York Kafka veía arder el mundo.

O 31 se refere a um dos 57 pequenos relatos de sonhos, nos quais é bem comum o aparecimento de algum autor defunto relacionando-se com o narrador que sonha e conta o sonhado. É um texto de 1994.

O livro reúne ainda Prosa del otoño en Gerona, novela de uma separação em episódios poéticos, escrita em 1981, e Los Neochilenos, de 1993, a odisséia de um grupo de rock numa camioneta pelos andes do Chile ao Peru.

O bom de Bolaño é que dá para ler muito bem em espanhol com noções básicas da língua de Cervantes (mas não sou especialista em línguas, talvez para mim isso ocorra porque gosto muito do autor).

Nesse pequeno volume é fácil localizar uma série de elementos que fariam o autor atingir o auge de seu estilo em Os detetives selvagens, romance polifônico publicado em 1999. Estão ali, por exemplo, os "detetives sulamericanos" e os escritores que protagonizam as histórias, figuras figuras que no romance são fundidas entre os participantes do círculo de poetas e artistas em torno dos protagonistas Ulises Lima e Arturo Belano, tudo narrado pelo diário de um terceiro poeta, García Madero, o mais novo da turma.

Referência:
Roberto Bolaño. Un paseo por la literatura. In: Tres. Barcelona: Acantilado, 2009.
Roberto Bolaño. Os detetives selvagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.


1 comentários:

  1. Vimos seu comentário sobre o livro "Navios Iluminados" no blog "Novos Arruamentos" (de Portugal) e gostaríamos que nos informasse (caso saiba) se Ranulpho tem alguma ligação ao Concelho de Albergaria-a-Velha, pois é curioso que faça referência a Telhadela (que é uma localidade bastante pequena)

    Também é curioso que Vingt-un Rosado e H Dobal façam referência a outras localidades do concelho de Albergaria-a-Velha

    http://novos-arruamentos.blogspot.com/2009/12/alquerubim-na-ficcao.html

    Melhores Cumprimentos,

    Manuel Cruz

    http://www.blogdealbergaria.blogspot.com/

    Pode-nos contactar pelo seguinte e-mail

    blog.3850@yahoo.com

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.