quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alessandro Atanes

O obra poética do escritor cubatense Marcelo Ariel é tema do filme Titanic World Forever – a poética de Marcelo Ariel, que será exibido nesta quinta-feira (12), na Universidade de São Paulo (USP), durante o XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, que ocorre até sexta-feira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

A exibição ocorre às 14 horas, na sala 266, com a presença do escritor. Após o filme, Ariel participa de um debate com o professor Maurício Sales Vasconcelos, coordenador do Núcleo Portátil, autor de um ensaio sobre a obra de Ariel, cuja obra pesquisou para a elaboração de sua tese de Livre Docência na própria USP.

O filme é uma produção do Núcleo Portátil, da FFLCH, que une pesquisas sobre Literatura, Teoria e Vídeo, com direção de Daniel Fagundes e montagem de Pedro Paulo Rocha, filho do cineasta Glauber Rocha.

Com o tema “Literatura, Comparatismo e Interdisciplinaridade”, o encontro conta com palestras de Benjamin Abdala Júnior, professor e pesquisador especialista das relações entre política e literatura, e Omar Thomaz, professor de Antropologia da Unicamp.

O autor
Nascido em Santos (SP) em 1968 e criado em Cubatão, Marcelo Ariel estreou na poesia com o livro Me enterrem com a minha Ar-15 (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, 2007); depois lançou os livros Tratado dos Anjos Afogados (Letraselvagem, 2008) e O céu no fundo do mar (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, 2009). Em 2010, lançou Coltrane Blues (Dulcinéia Catadora, edição artesanal) e Conversas com Emily Dickinson e outros poemas (Editora Multifoco). Sua publicação mais recente é A morte de Herberto Helder e outros poemas, publicado em fevereiro de 2011 pelo selo artesanal Sereia Ca(n)tadora. Poeta e dramartugo, Marcelo Ariel tem recebido críticas em jornais como a Folha de S. Paulo e publicado poemas em revistas literária como a Cult. Um dos criadores desta Revista Pausa, Marcelo Ariel pode ser acompanhado no blog Cancelando o Teatro Fantasma.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.