segunda-feira, 14 de maio de 2012

Capa da primeira edição de Navios Iluminados,
de Ranulpho Prata, de 1937, uma das obras
apresentadas na oficina
Tem início nesta segunda-feira (14), a oficina “Conheça Santos por meio da Literatura” com o jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes, deste blog. Serão 12 encontros no Fórum da Cidadania e Cultura de Santos, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30. A oficina é gratuita e quem tiver interesse em participar deve se inscrever na sede do fórum, na Estação Sorocabana (Avenida Ana Costa, 340). Mais informações pelo telefone (13) 3221-2034.

Em sua segunda edição, a oficina traz como novidades o módulo “Literatura contemporânea”, com a reunião de autores e editoras artesanais que têm produzido e mobilizado a atual cena literária da cidade. Outra novidade deste ano é a interlocução mais densa com a literatura latino-americana. “Por causa do tema do porto na literatura, venho traduzindo nos últimos anos uma série de autores hispano-americanos, muitos inéditos, e o diálogo entre os textos que tratam de nossa cidade, principalmente o porto, com outros que têm o mar e as viagens como tema pode se transformar também em uma fonte de conhecimentos sobre nossa terra”, comenta Atanes.

Nesse ano, em comemoração aos 10 anos do Fórum da Cidadania, a oficina ganhará também ares de grupo de estudo. A ideia é que os participantes possam eles mesmos criarem textos sobre as questões da cidade. “No ano passado, fizemos a edição de um livro artesanal com textos de sete participantes. Agora, com os 10 anos do Fórum, temos a oportunidade de articular ainda mais as questões literárias com as questões sociais, não de uma forma ilustrativa, mas aproveitando a natureza do texto ficcional para pensarmos a cidade de uma maneira que o Jornalismo e as Ciências Sociais não conseguem fazer. A proposta é que os livros apresentados na oficina sirvam como matéria-prima para que os participantes escrevam sobre a cidade, de forma poética, ou um estudo, o que for de sua preferência”, completa o professor.

A Oficina – O objetivo da oficina é oferecer aos participantes um panorama das obras literárias que têm a cidade e o porto de Santos como cenário, lendo e discutindo textos escritos por autores que aqui vivem e viveram, como Roldão Mendes Rosa, Ranulpho Prata, Narciso de Andrade, Flávio Viegas Amoreira, Alberto Martins, ou que por aqui passaram, como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Oswald de Andrade, entre outros.

Sobre o autor – Alessandro Atanes é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo com a dissertação “História e Literatura no porto de Santos: o romance de identidade portuária Navios Iluminados” (2008, baixe aqui), sobre como o ambiente portuário é descrito pela ficção deste romance de 1937 escrito por Ranulpho Prata e sobre como ela se relaciona com textos de outros escritores sobre o porto de Santos, como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Blaise Cendrars e Jorge Amado, entre outros. Possui especialização em História e Historiografia e graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1995). Premiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Santos, publica nos próximos meses um livro sobre suas pesquisas. 

A partir de sua pesquisa, o autor fez o texto-base e as composições do espetáculo “Rota Literária: um passeio poético pelo porto de Santos”, encenado em uma escuna que cruza o canal do estuário.

É colunista do site PortoGente desde 2005, onde produz semanalmente textos sobre as relações entre História e Literatura, e um dos criadores e editor do blog Revista Pausa, de literatura e artes.

Em agosto de 2011, apresentou no Sesc Santos a conferência “Porto – Um Portal Poético. O tema do mar e da viagem na poesia ibero-americana a partir do porto de Santos” com traduções de Roberto Bolaño, Antonio Cisneros, César Vallejo, Carlos Oquendo de Amat, Javier Heraud, Óscar Limache e José Agustín Goytisolo, sempre com o mar e as viagens como tema, dos quais três foram escolhidos para serem impressos nos guardanapos do Sesc usados durante a Bienal de Dança em setembro. Será lida ainda uma nova versão para o poema “Santos Revisitado (1927-1967)”, de Pablo Neruda (Chile), que fala de sua passagem pelo Porto de Santos.

É o autor da tradução para o português de “Voo de identidade”, do poeta peruano Óscar Limache, publicada em edição bilíngue artesanal pela editora Sereia Ca(n)tadora.

Servidor público do município de Cubatão, atua no Departamento de Imprensa da Prefeitura.

Programação:
Módulo 1 – Introdução ao tema: questões gerais sobre o estudo das relações entre História e Literatura
Módulo 2 – O ciclo da literatura de identidade portuária - Um panorama sobre as obras que são ambientadas no Porto de Santos
Módulo 3 – O horror vem pelo porto
Módulo 4 – Imigrantes na cidade: As travessias e destinos dos personagens na literatura portuária entre Portugal e Espanha e os portos de Santos e Buenos Aires. Literatura hispano-americana sobre portos e viagens.
Módulo 5 – Os poemas de chegada: o que escreveram sobre Santos escritores que chegaram ao Brasil pelo porto da cidade
Módulo 6 – Mas o que narram aqueles que ficam? As imagens poéticas de autores que viveram ou vivem em Santos
Módulo 7 – A geografia literária da cidade portuária: as ruas da cidade de Santos em mapas do território da ficção portuária desenhados a partir dos itinerários e movimentos dos personagens da ficção
Módulo 8 – Relatos de viagem
Módulo 9 – Literatura e cinema: a narrativa cinematográfica do poema “Fugindo ao cativeiro”, do livro “Poemas e Canções” (1908), de Vicente de Carvalho
Módulos 10 – Literatura contemporânea, o cenário de Santos.
Módulo 11 – Os novos nomes da poesia e narrativa de Buenos Aires e Montevidéu.
Módulo 12 – Considerações finais sobre a literatura produzida em Santos ou sobre a cidade, relacionando os textos produzidos na oficina com as obras analisadas durante os módulos.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.