sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Mostra no SESC Santos traz obras do 17º Festival Internacional de Artes Plásticas

Um mapeamento da arte contemporânea chega ao SESC Santos na próxima sexta-feira, dia 9, a partir das 20 horas, com a abertura ao público da mostra Itinerância Videobrasil Panoramas do Sul: 17º Festival Internacional de Artes Plásticas. É uma seleção de 16 trabalhos provenientes de Israel, Líbano, Índia, China, Bolívia, Argentina e Brasil que fica em exposição até 27 de janeiro, na Convivência, de terça-feira a domingo, durante o horário de funcionamento da unidade.

A curadora Solange Farkas, que estará na abertura, destaca a mostra no SESC Santos como forma de ampliar o acesso ao trabalho dos artistas participantes: "Santos é uma das maiores cidades do estado e, portanto, tem uma vida cultural relevante regionalmente. Por isso acreditamos que é uma parada importante para essa itinerância, capaz de ampliar, como é nosso objetivo, o público da arte contemporânea".

Das 16 obras reunidas, 12 foram premiadas pelo júri do Festival, que avaliou um conjunto de 101 trabalhos, selecionados a partir de mais de mil submissões vindas de todas as regiões do Sul geopolítico do mundo. Outras quatro obras resultam do primeiro prêmio Ateliê Aberto Videobrasil, formato voltado a artistas jovens residentes em São Paulo, e que envolveu o comissionamento de trabalhos realizados em residência aberta no espaço paulistano de criação artística Casa Tomada.

Visitas orientadas e curso de formação
A mostra contará visitas orientadas realizadas por 18 monitores. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (13) 3278-9800 ou por mensagem para o endereço eletrônico visitasagendadas@santos.sescsp.org.br. Outra atividade que faz parte da mostra é o Encontro para educadores que ocorre no sábado, dia 10, sábado, das 14h às 18h, um curso de formação voltado para educadores e pessoas interessadas pelo conteúdo da exposição “Panoramas do Sul”, com Marcela Tiboni, artista plástica.

Durante o curso, são abordadas as chaves possíveis de leitura das obras expostas e da proposta de exposição, levantando reflexões acerca dos temas e assuntos discutidos nas obras presentes no festival. A formação tem como proposta o diálogo, apresentação de imagens e conceitos bem como uma visita pela exposição. Para participar, os interessados devem se inscrever na Central de Atendimento ou pelo endereço eletrônico educadores@santos.sescsp.org.br.

Curadoria
Contiguidade não imediata, de Paulo Nimer Pjota
Quatro eixos conceituais norteiam a exposição: Cartografias do afeto traz trabalhos que buscam representações possíveis para o subjetivo; Natureza e cultura apresenta obras que criam desdobramentos para o gênero paisagem; dispositivos ópticos que propõem novas visões integram o módulo Máquinas de ver; por fim, Paisagens políticas convoca para o campo das artes visuais dilemas da esfera social. Participam com seus trabalhos Akraam Zatari, Claudia Joskowicz, Adriano Costa, Liu Wei, Gabriel Mascaro, Dirceu Maués, Carla Zaccagnini Carolina Caliento, Guilherme Peters, Moran Shavit, Natasha Mendonca, Paulo Nimer Pjota, Regina Parra, Milton Machado e Cacá Vicalvi, Eder Santos e Sebastián Diaz Morales.

Solange Farkas
Empreendedora cultural, criou o Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil em 1983 e, a partir deste momento, passou a ocupar um papel de liderança no debate das lacunas na arte contemporânea, seja pela abordagem de novas linguagens, como a defesa do vídeo na década de 1980, ou pelo foco na produção de novas geografias estratégicas.

Sempre se interessou pelo potencial transformador da arte e por sua atuação política. Mantém pesquisa ativa na África, América Latina e demais regiões do Sul geopolítico mundial. Farkas já participou como curadora convidada da 10ª Bienal de Charjah (Emirados Árabes Unidos, 2011), 16ª Bienal de Cerveira (Portugal, 2011), do 5º Videozone: International Video Art Biennial (Israel, 2010) e da 3a Bienal de Lubumbashi (Congo, 2012).

Em seus 25 anos de carreira, foi responsável por trazer ao Brasil nomes de peso da arte internacional, como Akram Zaatari, Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway, Marina Abramovic, Olafur Eliasson e Walid Raad. Entre inúmeras realizações, foi curadora de exposições como as de Sophie Calle, Cuide de você (2009), e Joseph Beuys – A revolução somos nós (2010-11). Em 2012, Farkas assina a curadoria da exposição do britânico Isaac Julien, com um panorama de duas décadas de produção, a ser exibida no SESC Pompeia, em São Paulo.

Serviço
Itinerância Videobrasil Panoramas do Sul: 17º Festival Internacional de Artes Plásticas
Abertura ao público: 9/11, às 20h
Exposição
Data: 10/11/2012 a 27/01/2013
Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h30; sábados e domingos, das 10h às 18h30
Local: Convivência
Grátis.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.