terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Programação integra o novo projeto Quarto de Hora, do Sesc Santos

Imagem de Edvan Monteiro - Canal 8 de Dança
A performance Estudos Para o Azul (foto), do Núcleo de Pesquisa do Movimento – Imaginário Coletivo de Arte, volta ser apresentada no dia 25, no SESC Santos, em duas sessões, às 19h e às 20h, na Entrada Social e na Internet Livre. Com criação e direção de Célia Faustino e dramaturgia e direção musical de Márcio Barreto, a obra é inspirada no livro De Pagu a Patrícia Galvão – o último ato, da jornalista e pesquisadora Márcia Costa, deste blog. Após a apresentação, os artistas e a pesquisadora conversarão com o público sobre a performance e o livro.

Estudos para o azul é parte do processo de pesquisa que mergulha no universo de Patrícia Galvão trazendo à tona referências como o teatro de Arrabal (Fando e Lys), Samuel Beckett (Esperando Godot) e a Música Nova de Gilberto Mendes, entrelaçadas pela música-cinema do grupo Percutindo Mundos. Através da multilinguagem (dança/ música/ teatro/ literatura) a pesquisa traça um paralelo entre esse conceito dos textos críticos de Patrícia Galvão sobre teatro escritos em Santos, para onde se mudou em 1954, e as atuais perspectivas da arte no uso dos espaços urbanos.

O grupo pretende fazer emergir questionamentos sobre a vanguarda e a procura de novos caminhos de expressão na relação com o público, pois o processo desdobra-se de formas diferentes em cada intervenção. Intérpretes-criadores: Célia Faustino, Márcio Barreto, Alessandro Atanes, Maria Tornatore, Marília Fernandes.

A apresentação integra o projeto do SESC Santos intitulado Quarto de Hora, conjunto de ações que pretende estimular a construção de trabalhos em dança contemporânea, realizados por companhias da Baixada Santista dentro de um tempo de 15 minutos. Após as apresentações serão promovidas palestras, cursos, debates, e uma série de outras proposições que atravessem a criação dos espetáculos.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.