quinta-feira, 25 de abril de 2013


Patrícia Galvão (foto do livro Viva Pagu,
de Lúcia Teixeira Furlani)
Que relações é possível estabelecer entre a arte, a cultura e o jornalismo cultural dos anos 50 e de hoje? Os últimos anos de vida de Patrícia em Santos, sua atuação na área cultural e a atualidade de seu pensamento serão tema de vários debates durante os meses de abril e maio, em Santos, com a jornalista e pesquisadora Márcia Costa, autora do livro De Pagu a Patrícia – o último ato (Dobra Editorial / Prefeitura de Santos), obra que busca revelar a intelectual por trás do mito.

No dia 26 de abril (sexta-feira), às 19h, Márcia estará na Aliança Francesa, espaço que Patrícia costumava frequentar. O debate, que contará também com a presença do escritor Flávio Viegas Amoreira, será Patricia Galvão e a cultura francesa, com foco na vanguarda modernista, que influenciou fortemente a formação intelectual de Patrícia Galvão e o pensamento ocidental. A cantora Alice Mesquita interpretará canções francesas que Patrícia adorava.

No dia 27 (sábado), às 17h, no Sesc, Márcia Costa conduzirá o debate Salve Santos e Pagu - sobre cultura e arte: a atualidade do pensamento de Patrícia Galvão, mediado pelo jornalista e historiador Marcus Batista. A atriz Marisa Matos apresentará uma performance sobre a relação de Patrícia Galvão com o teatro a partir do texto Degraus da Escada, publicado por ela em A Tribuna em 1959.

Já no dia 3 de maio (sexta-feira), às 14h, a autora estará no campus da Unifesp em uma palestra organizada pela Associação de ex-alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade. O tema será A efervescência cultural dos anos 50 e a atuação de Patrícia Galvão nos espaços culturais da cidade.

No dia 08 de maio (quarta-feira), às 20h, na Vila do Teatro, Márcia debaterá com o público o tema Patrícia Galvão, a vanguarda e a experimentação teatral. E, no dia 17 de maio, às 18h30, na livraria Porto das Letras, o assunto será O que ler, segundo Patrícia Galvão - por uma formação crítica.

Todos os eventos são abertos aos mais diversos públicos e têm entrada gratuita.

Endereços:
Sesc - Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.
Aliança Francesa - Rua Rio Grande do Norte, 98, Gonzaga.
Unifesp - Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias.
Vila do Teatro - Rua Visconde do Embaré, nº 6, na Praça dos Andradas, Centro.
Porto das Letras - Av. Senador Pinheiro Machado, 1024, José Menino.

Mais informações: Márcia Costa (13- 8126-1500)

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.