sexta-feira, 10 de abril de 2015

Lita Cabellut


Por Lúcia Santos

após vê-lo dentro daquela cuequinha bege horrorosa, exibindo as canelas finas e alvas como velas, despediu-se e chamou o elevador. não, não precisa me acompanhar, é cedo ainda. entrou no carro. respirou fundo, aliviada. recorrendo ao bom senso que volta e meia lhe faltava, perguntou a si mesma: você está verdadeiramente a fim desse paspalho ou é só mais uma boa peleja, um capricho de mulher vaidosa, um gancho, uma queda de braço? olhou-se pelo espelho do retrovisor. a resposta estava na ponta do batom. cereja intenso.


Sobre a autora

Quase Azul Quanto Blue foi o primeiro livro de poemas publicado pela maranhense Lúcia Santos.  Em 1997 venceu o XXIII Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, com o livro Batom Vermelho.  Em São Paulo, em 2006, publicou Uma Gueixa pra Bashô, seu terceiro livro de poemas e o primeiro de haicais.  Também participou de várias coletâneas, e tem seu nome no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, de Nelly Novaes Coelho.
Ao lado de atores, músicos e poetas, roteirizou e apresentou alguns espetáculos de poesia, como: Batom Vermelho, Cordel Technicolor, Eros&Escrachos, Dentro Da Palavra, Cochichos de Bruxas, Ménage à Trois, Papas na Língua, Companhia Ausente e Versos sem Tarja. O trabalho com poesia falada veio após cursar teatro em São Luís, em 1990, com o diretor Lio Ribeiro.
Como letrista, coleciona parcerias com Zeca Baleiro, Kléber Albuquerque, Dudu Caribé, Rubens Kurin, Daffé, Kana do Brasil, Haroldo Oliveira, Pedro Moreno, Adolar Marin, Clarisse Grova, Tutuca, Gabriel de Almeida Prado, Jorge Macáu e muitos outros. Participou de festivais de música em São Luís, Belo Horizonte e São Paulo. Algumas de suas parcerias foram gravadas pelas cantoras Paula Lima, Margareth Menezes, Nila Branco e Andreya Vieira.
Em 2009 a poeta foi tema de duas monografias do Curso de Letras: “A Imagem e a Palavra na Poética de Lúcia Santos” e “Erotismo na Obra Batom Vermelho de Lúcia Santos”.

Tem inéditos poemas, crônicas, minicontos e histórias infantis. 

1 comentários:

  1. Lúcia Santos é poeta e escritora super talentosa. O primeiro contato com sua obra foi através do livro Batom Vermelho: um deleite para os sentidos! Dentre os muitos livros de poemas que admiro, os versos e frases de Lúcia estão sempre à mão. Sua obra me agrada pelo capricho, pela facilidade com que ela "brinca"com as palavras e pela sensualidade sempre presente. Sou leitora assídua de seus escritos.

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.