quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Ilustração de Eustace Tilley para a revista The New Yorker

Por Manoel Herzog

A maior das pragas que assola a alma brasuca é, a meu ver, o colonialismo, atualmente rebatizado "complexo de tomba-lata". A nostalgia de uma Europa não conhecida, contada pelos ancestrais, a aspiração a uma vida próspera numa América de sonho fake.

Por conta da influência francesa nós prostituímos o uso da crase, e ora vivemos a ilusão de que pra parecer "insider" há que se falar inglês. Como diria o saudoso João Nogueira, retransmitindo Noel: 'essa gente hoje em dia, que tem a mania de exibição'.

Na Faculdade de Direito, uma das maiores fábricas de arrogância que tive oportunidade de conhecer, vi um coleguinha, instado a ler um texto jurídico, pronunciar a expressão latina 'sine die' (sem data pra ocorrer) com entonação inglesa: "sáine dái".

Pior que o opróbrio putativo (pra temperar o cliché 'vergonha alheia' de juridicidade) acorreu a poucos: eu, o professor e qualquer dois ou três.

Na vida profissional, mais tarde, esse coleguinha do sáine dái agregou ao logotipo de seu escritório o nome fantasia "Just in Time - Assessoria Jurídica", fazendo infeliz trocadalho do just inglês com justiça em português. Outro advogado, notável até, apôs no logotipo de sua folha impressa um insólito "fulano & sicrano advogados ltda. - a law firm".

Não gosto de julgar as pessoas (fosse pra julgar seria juiz). A ignorância, a viralatice e o mau-gosto de um coleguinha nunca me impediu termos amistosa relação. Certa feita, num congresso em Buenos Aires, ante uma gentileza qualquer do maître, vi uma advogada agradecê-lo, "Thank you". Em Buenos Aires.

Esses dias uma doutora, deveras gostosinha e cultivée (curte arte), convidou-me, por email, a juntos visitarmos a exposição do grande pintor To Lose Lou Track.

Fiquei longo tempo a meditar: onde porra foi que Lou Reed perdeu a trilha, meu Deus?




0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.