quinta-feira, 28 de julho de 2016

Em seus cinco anos de vida, o Santos Jazz Festival priorizou o melhor da música brasileira. A prova disso foram as escolhas de seus homenageados com a presença dos mesmos: Hermeto Pascoal (2012), Egberto Gismonti (2013), César Camargo Mariano (2014) e  João Donato (2015).
Esse ano o festival evoca nosso maestro soberano, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, e antecipa as comemorações de seus 90 anos com a presença da Nova Banda Tom Jobim apresentando sua obra máxima. Composta por familiares de Tom, o show abre o festival no Sesc Santos, na quinta-feira, dia 28.

Orleans Street Jazz Band
No dia seguinte, dia 29, no palco da Rua XV, no Centro Histórico de Santos, a diversidade toma conta do festival. A partir das 19 horas a cantora santista Babi Mendes sobe ao palco com um super grupo e mostra porque é considerada uma revelação no mundo do jazz com o show Jazzfônico. O francês Nicolas Krassik seleciona e transforma temas conhecidos da música brasileira com seu trio que sobe ao palco a partir das 21 horas. Fechando a noite, a banda de dixieland veterana em festivais, Orleans Street Jazz Band, faz um show meio a meio, na rua e no palco. Interação total com o público.

Com exceção do show Tibuto a B.B. King realizado pelo gaitista, guitarrista e cantor Big Chico, às 22 horas, o dia 30 será dedicado aos grupos santistas em novas e tradicionais configurações. Às 13 horas o guitarrista Mauro Hector se apresenta com seu conhecido trio na Praça Mauá. No palco da Pinacoteca Benedicto Calixto, às 17 horas, Filó Machado & Cibele Codonho fazem o show Tom Brasileiro, fruto do CD homônimo. Às 19 entregam o palco para outra dupla, eMPathia Jazz Duo, 19h, junção da  cantora Mafalda Minozzi com o guitarrista Paul Ricci (EUA). O palco da Rua XV recebe a mistura entre o jazz e o samba com Sambalia Trio e Rafaella Laranja a partir das 14 horas. Em seguida, às 16 horas, Patricia Nóbrega canta jazz, blues e soul music acompanhada pelo seu quinteto. O BRCombo chega às 18 horas com seu show instrumental. No repertório, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Moacyr Santos, Egberto Gismonti.

Às 20 horas o power trio Dog Joe chama a cantora Xandra Joplin pra uma noite eletrizante e mostra porque está sendo considerada a revelação da cena blueseira atual. Em seguida, Big Chico evoca o maior bluesman de todos os tempos, B.B. King.

No dia 31 às 16h o Quarteto de Cordas Martins Fontes convida a cantora Kika Willcox para a apresentação de Con"S"ertando, especial para essa edição do Santos Jazz. Às 18 horas é a vez do multi instrumentista Alexandre Birkett apresentar toda a sua versatilidade nas cordas.

A maratona de shows acaba com o que melhor há na música brasileira, a espetacular Banda Mantiqueira recebe Mônica Salmaso para um grande show de encerramento.

Confira a programação completa aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.