sexta-feira, 8 de julho de 2016

Por Flávio Viegas Amoreira

Hesito dizer que o tempo em que escrevo seja significativo para um testemunho : engana-se Pascal em atribuir verdade ao presente contínuo: nada é mais que um pulo a quem me ler dar sentido. Escrevo centenário de malas prontas: quando finda a lida encontrarão garatujas por sobre as paredes e rematar preciso ser copiado o último parágrafo do sótão. Nesses anos transcorridos fui aliando a escritura à arte do grafite: feito espelho da mente escorei esse sobrado de textos esparsos: é impossível demolir um pensamento ou demover um intruso refazer o que mal pressentido enquanto a imaginação recobrava a realidade de nexo. Definho, caríssimo autor, mas não defunto.

Nem ao redor do quarto, nem metáfora de Nabokov ou William Holden rememorando Norman Desmond
na piscina: espero três amigos não para testemunhar glória ou nomeada: nem sábio ou poeta: busquei apenas nessa trajetória por fim curtida desmontar a prepotência das narrativas. Virgílio, Eugênio e Marcelo : um tríptico sem emplastos, fórmulas ou verdade fixa: a pior idéia é obsecar-se com alguma certeza que não se tome como delírio para navegar o estreito vale das possibilidades. A vida é um impasse negado: rimos sinceramente só nas duas pontas : no berço ou no sepulcro. Grande infante : espera-te a lascívia oca de tudo. Quando acordei para a maturidade reparei que qualquer margem além do intento é território do engodo, pântano de algum encantamento : amar foi então fantasiar-me de eterno. Cresci feito lago que se turva : nem magnólias nem flores de estrume : cactos verminoso donde hauria húmus. Nosso cérebro não cansa de ressoar : o amor é descabido; ora! Vejo que amor sem pensamento não proporciona menos efeito.

Relego à consciência emaranhada de sonho o sumo da terra e o propósito da persistência. Vivi para observar relutando em desejar coisas além da epiderme do meu consentimento. Você que vai me ler em 50 anos : penei para gostar das coisas : o afeto não é dado de bandeja : a procura não é consolo nem a satisfação um desiderato. A irrealidade é um achado árduo premiado com uma cruz de ouro : toda conclusão é abismo duma reflexão precipitada. Decidi reuni-lo : os três que tinham me seguido : Virgílio era a asa da cumplicididade, meu tronco restituído em vaidade exterior : a soberba, essa ridícula primadona que leva a farsa como fardo;- Eugênio, o manco emocional e Marcelo, aquele que pagou com indiferença do destino a frivolidade. Uma vida que não sente-se dramatizada é apenas um interlúdio impensado : pensar é o único grande prazer que não vale a pena.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.